Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasília

Secretaria da Agricultura do DF realiza reunião para buscar ampliação da carne suína nas compras governamentais

O objetivo é que a carne suína produzida no DF seja destinada às áreas de educação, saúde e assistência social da região

Na última quinta-feira (11) a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) realizou uma reunião da Câmara Setorial de Suinocultura do DF. O objetivo foi tratar dos principais avanços e demandas do setor produtivo de suinocultores do Distrito Federal. 

Um dos assuntos tratados foi a inclusão da carne suína produzida no DF nas compras governamentais destinadas às áreas de Educação, Saúde e Assistência Social do Governo do Distrito Federal (GDF). 

Estiveram presentes no evento gestores e representantes das equipes das Secretarias de Agricultura, Educação e Assistência Social, Sebrae-DF, Emater-DF e da associação e sindicato de suinocultores do Distrito Federal (DF Suin).

Para os participantes da reunião, um dos desafios é desmitificar que a carne suína seja um produto com qualidade inferior às demais carnes. “Já é mais que comprovado que a carne suína é um alimento de qualidade e seguro para as pessoas. Mas ainda há preconceito para o consumo desse alimento. E nós vamos vencer o preconceito com informação”, afirmou o secretário de Agricultura, Candido Teles.

Governador de Goiás cria PL de taxação tributária do agronegócio 

 Licitação 

O subsecretário de Apoio às Políticas Educacionais, Nivaldo Felix, informou que em breve a carne suína será licitada para a alimentação das escolas públicas do DF. “O Termo de Referência já está praticamente pronto por parte da Secretaria de Educação. A previsão é de que em 2023 tenhamos a inclusão da carne suína nos cardápios da alimentação escolar”, afirmou. “Esperamos avançar no sentido de garantir que parte desse abastecimento seja com a produção local”, acrescentou Nivaldo Felix.

Segundo o presidente da DF Suin, Josemar de Medeiros, o objetivo da cadeia produtiva de suínos local é avançar nas compras governamentais para as áreas de saúde e assistência social. “Já conseguimos um grande avanço com a inserção da proteína suína na alimentação escolar, e agora queremos abrir caminhos para a inclusão da carne suína local também nos restaurantes comunitários e na rede de saúde pública do DF”, afirmou.

A subsecretaria de Segurança Alimentar da Sedes-DF, Vanderlea Cremonini, explicou que os contratos com empresas terceirizadas nos restaurantes comunitários preveem a incidência de cada produto no cardápio, com a recomendação de aquisição preferencialmente de 30% da produção local. “A carne suína está presente no cardápio dos restaurantes comunitários quatro vezes por mês, além da feijoada. A aceitação é excelente. Contudo, atualmente toda a carne suína é proveniente do Goiás”.

 Para o secretário de Agricultura, um dos caminhos para abertura de mercado institucional para a carne suína produzida no DF é a criação de previsão legal de uma quantidade mínima a ser adquirida da produção local.

 

Tyson Foods, frigorífico, carne suína, suíno
Carne suína. Foto: Tyson Foods

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile