A banana é uma fruta querida em todo o mundo, e não é por acaso que se tornou a mais consumida no planeta. Com toda sua popularidade, a banana ganhou um dia só seu. No dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Banana.
O Brasil é o maior produtor da fruta na América do Sul, e o quarto maior do mundo, ficando atrás apenas da Índia, China e Paquistão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira é de 7,1 milhões de toneladas de banana por ano, e praticamente todo seu consumo é destinado ao consumo interno. O Brasil exporta apenas 1,5% de sua produção.
Embrapa oferece minicurso gratuito sobre maracujá (canalrural.com.br)
Exposição no Ministério da Agricultura conta história da agricultura do Brasil – Canal Rural
Meio milhão de empregos no Brasil
A bananicultura também tem um grande papel econômico no agronegócio brasileiro. Segundo o IBGE a produção de bananas gera em torno de 500 mil empregos diretos, sendo que quase metade do trabalho é desenvolvido na agricultura familiar.
Entre os estados que mais produzem a fruta, São Paulo lidera com 1 milhão de toneladas por ano. Em seguida aparece a Bahia, com 878,5 mil toneladas e Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 801,7 mil toneladas. As variedades mais cultivadas são a prata, nanica, maçã e ouro. Uma única bananeira produz de 5 a 15 pencas de cada vez.
Já no Distrito Federal, de acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater- DF) a banana é produzida por 620 produtores em mais de 230 hectares, o que gera mais de cinco milhões de toneladas produzidas por ano na capital. Produtores também geram renda por meio do artesanato, tanto com a folha quanto com o tronco.
Clima
Por ser uma fruta tipicamente tropical, a banana se desenvolve melhor em locais com temperaturas mais altas. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a temperatura ideal para o desenvolvimento normal das bananeiras comerciais situa-se em torno dos 28 °C, sendo a faixa de 15°C a 35°C os limites extremos para a exploração racional da cultura.
No Brasil, a maioria das regiões produtoras de banana enquadra-se nos limites de temperatura. Esses são níveis térmicos essencialmente tropicais encontrados nas regiões Norte e Nordeste, assim como em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Temperaturas inferiores a 12°C provocam um distúrbio fisiológico conhecido como chilling ou “friagem”, que afeta os tecidos dos frutos, principalmente os da casca, prejudicando o processo de maturação.
Curiosidades
Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, cada brasileiro consome, em média, 25 quilos de banana por ano. A fruta é um antidepressivo e calmante natural, pois é rica em triptofano, uma substância que ajuda a regular os níveis de serotonina no cérebro.
Por causa do seu alto teor de potássio, as bananas ajudam a prevenir e curar ressacas e baixar a pressão arterial. Dependendo do tipo da banana, ela ajuda a normalizar o intestino, além de “acalmar” o estômago e o sistema nervoso, sendo uma aliada na dieta.
A fruta é composta por 75% de água, por essa razão ela também pode ser usada como cosmético, uma opção, por exemplo, de hidratante natural para tratar pele e cabelos.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Brasília e receba notícias em tempo real.