NO PARANÁ

Burros criados de forma irregular são resgatados de parque

Adapar salientou que a criação de animais que não sejam silvestres, como burros, é proibida dentro de unidades de conservação

Dois burros são resgatados em parque do Paraná
Foto: Marcos Kanashiro/Adapar

O Instituto Água e Terra (IAT), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), resgataram dois burros que estavam sendo criados de forma irregular. O caso aconteceu na última sexta-feira (2), no interior do Parque Estadual das Lauráceas, em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Além da Adapar e IAT, a ação contou com o apoio da Cavalaria da Polícia Militar e do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV).

Os burros estavam em uma área de difícil acesso do parque e a colaboração com as outras instituições foi muito importante para garantir que os animais pudessem ser resgatados com segurança, disse a bióloga do IAT e chefe do Parque Estadual das Lauráceas, Marina Rampim.

Em nota, a Adapar salientou que a criação de animais domesticados é proibida dentro da Unidade de Conservação (UC). Isso porque há o risco de alterações no ecossistema local, como a devastação da vegetação nativa, comprometendo a preservação do espaço.

Após o resgate, os animais passaram por exames veterinários e devem seguir para a instituição de cuidado de fauna Criadouro Onça-Pintada, em Campina Grande do Sul (PR), onde serão acolhidos permanentemente.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo