Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NO PARANÁ

Burros criados de forma irregular são resgatados de parque

Adapar salientou que a criação de animais que não sejam silvestres, como burros, é proibida dentro de unidades de conservação

Dois burros são resgatados em parque do Paraná
Foto: Marcos Kanashiro/Adapar

O Instituto Água e Terra (IAT), juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), resgataram dois burros que estavam sendo criados de forma irregular. O caso aconteceu na última sexta-feira (2), no interior do Parque Estadual das Lauráceas, em Adrianópolis, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Além da Adapar e IAT, a ação contou com o apoio da Cavalaria da Polícia Militar e do Batalhão da Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV).

Os burros estavam em uma área de difícil acesso do parque e a colaboração com as outras instituições foi muito importante para garantir que os animais pudessem ser resgatados com segurança, disse a bióloga do IAT e chefe do Parque Estadual das Lauráceas, Marina Rampim.

Em nota, a Adapar salientou que a criação de animais domesticados é proibida dentro da Unidade de Conservação (UC). Isso porque há o risco de alterações no ecossistema local, como a devastação da vegetação nativa, comprometendo a preservação do espaço.

Após o resgate, os animais passaram por exames veterinários e devem seguir para a instituição de cuidado de fauna Criadouro Onça-Pintada, em Campina Grande do Sul (PR), onde serão acolhidos permanentemente.

*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo

Sair da versão mobile