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Nacional

Canal Rural: 26 anos com a missão de comunicar o agronegócio

Fundado em novembro de 1996 em São Paulo, o Canal Rural foi adquirido pelo grupo J&F em 2013 — e desde então continua reforçando sua credibilidade em todo o Brasil

A vida é uma linha do tempo. Nela, guardamos histórias, momentos, memórias… E a linha do tempo do Canal Rural completa 26 anos nesta sexta-feira (11). São mais de duas décadas e meia com a missão de comunicar o agronegócio.

+ CR comemora 26 anos com ampliação na distribuição de sinal e três novos podcasts

Fundado em 1996, em São Paulo, o Canal Rural foi adquirido pelo grupo J&F em 2013. E de lá para cá, a emissora continua reforçando sua credibilidade em todo o Brasil. “Foi uma junção muito perfeita. Foi muito bom a gente ter adquirido o Canal Rural, pois trabalha em paralelo com a produção”, afirma José Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, fundador do grupo J&F. “Hoje, o produtor rural é um profissional bem informado”, complementa.

E esse caminho de informação foi construído em conjunto. Do lado de cá, a equipe de jornalismo, produção e leilão trabalham no conteúdo, no fato, em prol do setor agropecuário. Sempre apurando e compartilhando cada detalhe, de forma minuciosa. Do lado de lá, está você, nosso telespectador: produtor rural, pecuarista, engenheiro agrônomo, especialista, interessado no tema e toda uma cadeia de produtos e alimentos.

O Canal Rural pelo seu público-alvo

canal rural - aniversário de 26 anos
Foto: Canal Rural/reprodução

Em São Pedro da Serra (RS), a família da Deise Schafer de Oliveira se dedica à pecuária leiteira há mais de 60 anos. A rotina no campo é puxada, de segunda a segunda, para garantir o leite para cada brasileiro. E entre uma ordenha e outra, ela sintoniza no Canal Rural, que a ajuda na tomada de decisões. “O importante é poder acompanhar o preço do leite, as cotações e a previsão do tempo”, destaca.

Na cidade de Amambai (MS), o Cleber Tayroni passou de comprador a vendedor de nelore PO. Depois de assistir a muitos remates, ele comprou o seu primeiro animal. Com o negócio consolidado, em 2017, ele exibiu no Canal Rural o primeiro pregão de sua criação — e daqui a alguns dias haverá mais uma edição do “Nelore Ceia”. “Nos deu a oportunidade de mostrar a nossa marca e o nosso trabalho”, comemora o pecuarista de corte.

“É uma baita ferramenta de comunicação que o produtor rural tem na mão” — Jorge Diego Giacomelli

Diretamente de Mato Grosso, estado que é o maior produtor de grãos do país, o agricultor Jorge Diego Giacomelli é outro profissional do setor a relacionar o seu trabalho, nas terras do município de Jaciara (MT), com o conteúdo que ganha vez nos telejornais do Canal Rural. Nesta atual safra, ele já destinou 1680 hectares para a cultura da soja. E para saber se dá continuidade ou não ao plantio, ele fica de olho na emissora. “É uma baita ferramenta de comunicação que o produtor rural tem na mão”, elogia.

No estado de São Paulo, maior produtor nacional de flores, o agricultor Sérgio Ricardo Donófrio fica de olho na previsão do tempo do Canal Rural para saber como proceder no cotidiano de seu trabalho, que é baseado na cidade de Campinas (SP). “É de suma importância para nós agricultores. Ela [a emissora] não distingue o grande, o pequeno e o médio. Traz informações necessárias para o nosso dia a dia”, pontua o produtor de flores — que lida, inclusive, com espécies comestíveis.

Além de um canal de televisão

Esses quatro produtores rurais — e telespectadores —, cada um com sua história, fazem parte da audiência do Canal Rural. Atualmente, a emissora, que marca presença em antenas parabólicas e operadoras de TV por assinatura, alcança mais de 30 milhões de lares. Presença que, cada vez mais, vai além da televisão. Nesse sentido, outro número comprova a relevância do Canal Rural na comunicação do agronegócio é que nas redes sociais os perfis já somam 2 milhões de seguidores. Além disso, os sites da empresa têm média mensal de 12 milhões de visualizações de páginas.

“Ser uma voz do produtor para conectar esses dois mundos, campo e cidade” — Julio Cargnino

“O Canal Rural tem esse objetivo também de ser uma voz do produtor para conectar esses dois mundos, campo e cidade. Para que o produtor rural seja ouvido e que as pessoas conheçam cada vez mais o que, de fato, acontece dentro dos campos e das propriedades rurais”, afirma o presidente do Canal Rural, Julio Cargnino.

Os leilões ocupam grande importância na grade da emissora. Os pregões contam, ainda, com a plataforma digital Lance Rural. Isso sem contar com o Canal do Criador, fundado em 2020, que é totalmente voltado para a pecuária nacional. Somando todos esses canais, em 2022, serão realizados mais de 1,4 mil leilões. O modelo tem dado tão certo que o Canal Rural ultrapassou a fronteira e chegou à Bolívia.

Credibilidade junto a entidades do agro

Foto: Freepik

Ao longo desses 26 anos de história, o Canal Rural conta com entidades da agropecuária brasileira. Elas ajudam a compor a programação diária. “Virou a emissora principal do produtor rural brasileiro. Toda vez que ele quer uma informação com honestidade e responsabilidade, ele procura o Canal Rural”, avalia o presidente em exercício da Aprosoja Brasil, José Sismeiro.

“Queria cumprimentar a todos os colaboradores, a toda equipe do Canal Rural e, em especial, a todos que assistem, compartilham e levam para dentro dos seus lares as informações tão preciosas da nossa agricultura brasileira”, diz Tânia Zanella, superintendente do sistema nacional da Organização de Cooperativas do Brasil (COCB).

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