As fortes chuvas que provocaram enchentes em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, renderam uma cena inusitada e comovente: um cavalo foi resgatado do telhado de uma casa. O caso lembra um episódio semelhante ocorrido em maio de 2024, em Canoas (RS), que também ganhou repercussão nacional.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou que a dona do animal, temendo pelas águas que inundaram sua residência e o terreno, decidiu levar o cavalo para a laje da casa usando uma escada de cimento. Porém, o animal não conseguiu descer sozinho, e equipes de resgate foram acionadas para solucionar a situação.
A operação contou com o apoio de agentes da Defesa Civil, voluntários, Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad). Para remover o cavalo com segurança, foi utilizada uma viatura de Auto Salvamento Especial do Corpo de Bombeiros, equipada com um guindaste. Veja o vídeo publicado pela prefeitura da cidade:
Após ser resgatado, o cavalo foi encaminhado para um abrigo municipal, onde recebeu os cuidados necessários, segundo informações da Prefeitura de Peruíbe.
Impactos das enchentes
Além do resgate do cavalo, a prefeitura informou que 442 pessoas foram afetadas pelos temporais que atingiram a cidade. Cerca de 60 animais de estimação estão abrigados em locais mantidos pelo município.
Embora o nome do cavalo resgatado não tenha sido revelado, a história simboliza os desafios enfrentados por comunidades durante desastres naturais e o esforço coletivo para garantir a segurança e o bem-estar de todos.