Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Comissão aprova inclusão de pescadores artesanais em programa de apoio financeiro

O programa inclui a disponibilização de serviços de assistência técnica para o acompanhamento social e produtivo dessas famílias

pescadores
Manaus - O pescador Jean Carlos Thiago fala sobre a seca em Manaus, a maior em 121 anos - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2232/24, que inclui os pescadores artesanais de baixa renda entre os beneficiários do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

Para o relator, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), “a proposta representa o reconhecimento do papel fundamental exercido pelos pescadores artesanais na segurança alimentar das comunidades”.

Criado pela lei 12.512/11, esse programa consiste na transferência de recursos financeiros não reembolsáveis para aplicação em projeto de estruturação da unidade produtiva familiar, elaborado em conjunto com a família beneficiária.

O programa inclui a disponibilização de serviços de assistência técnica para o acompanhamento social e produtivo dessas famílias e, no caso de atividades produtivas realizadas coletivamente, poderá contemplar mais de uma família.

“A ideia é melhorar a condição de trabalho dos pescadores artesanais e assegurar que esse grupo continue a contribuir para a economia das localidades em que atuam”, disse o autor da proposta, deputado Henderson Pinto (MDB-PA).

Próximos passos

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Sair da versão mobile