Aconteceu em Brasília, no último fim de semana, a 11ª edição da Copa Dragão, um campeonato promovido pela Federação Hípica de Brasília (FHBr), em parceria com os Dragões da Independência, regimento de cavalaria do exército brasileiro e responsável pela guarda presidencial.
Realizada no setor militar urbano, pertinho do centro da capital, a Copa Dragão de Hipismo, neste ano, homenageou o Bicentenário da Independência do Brasil.
“A 11ª copa dragão de salto é um evento importante no cenário hípico de brasília e nacional, e neste ano, nós estamos tendo a oportunidade de homenagear os 200 anos da nossa independência. então, é uma copa repleta de conteúdo histórico”, diz o tenente-coronel Guilherme Santana Ebre, comandante do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência.
O evento, que já faz parte do circuito nacional do esporte, reuniu cerca de 200 amazonas e cavaleiros, profissionais e amadores. Com provas de diversas modalidades e categorias, a competição é uma das etapas da Federação Hípica de Brasília que vale pontos para o ranking nacional.
“Esse local ele proporciona toda a prática do esporte, proporciona o concurso completo de equitação, que é uma modalidade olímpica, assim como o adestramento e o hipismo e também o polo, então, é um lugar muito rico para os amantes do esporte”, afirma Guilherme Cunha Costa, diretor de Sustentabilidade, Sociedade Civil e Governos na J&F e competidor.
O nome das provas são homenagens a grandes figuras brasileiras. Uma delas é Maria Quitéria, a primeira mulher a lutar no Exército Brasileiro.
“Nada mais justo que em uma prova como essa homenagear maria quitéria. uma jovem, bem de vida, mas naquele período da independência o desejo do seu coração era que o país fosse independente, então ela se uniu a causa, embora mulheres não pudessem se alistar para guerra. ela pegou uma farda emprestada, cortou o cabelo e quis lutar pela independência e pela liberdade desse país”, diz André de Sousa Costa, coronel e secretário especial de Comunicação Social.
Brasília tem se tornado uma referência no esporte. Prova disso é que a 11ª edição da Copa Dragão recebeu mais de 600 inscrições. Atualmente, Brasília é o terceiro maior mercado do hipismo no país.
“É muito orgulho porque, quanto mais o mercado cresce, mais oportunidades de competição nós temos para brasília. hoje o calendário nacional tem muitas oportunidades de campeonatos aqui. a federação de brasília trabalha bastante junto à confederação para trazer cada vez mais campeonatos para cá e a gente vê que o número de inscrições e de participantes cada vez aumenta mais”, afirmou Andreia Lopes, administradora de empresas e competidora.