CONSEQUÊNCIAS DA TRAGÉDIA

DNIT finaliza retirada de veículos da ponte que desabou entre MA e TO

Estrutura será demolida e uma nova ponte será construída; o acidente ocorreu em dezembro de 2024 e provocou a morte de 14 pessoas

Ponte Kubitschek de Oliveira que desabou
Foto: Agência Brasil (EBC)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu, nesta quinta-feira (23), a retirada de todos os veículos que estavam sobre a estrutura que sobrou da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226/TO/MA, entre os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). Técnicos da autarquia estavam trabalhando desde terça-feira (21) para retirar os veículos.

De acordo com o DNIT, para remover os e caminhões, foram realizados serviços preliminares na estrutura remanescente, como aterro do encabeçamento da ponte e uso de CBUQ, uma espécie de cimento asfáltico, para viabilizar a passagem dos veículos.

O consórcio responsável pela construção da nova ponte no local deu início à perfuração para a colocação dos explosivos para demolição da estrutura que sobrou. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a implosão está prevista para acontecer no dia 2 de fevereiro e a construção e a entrega de uma nova ponte será realizada ainda neste ano.

Sobre o acidente

O desabamento aconteceu no dia 22 de dezembro do ano passado. Caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões carregados com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. Quatorze pessoas morreram e três estão desaparecidas.