OPERAÇÃO DE RESGATE

DNIT inicia retirada de veículos da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira

Estrutura que desmoronou entre Maranhão e Tocantins deixou 14 mortos em dezembro; três pessoas seguem desaparecidas

Ponte Juscelino Kubitschek
Foto: divulgação DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) começou hoje (21) a operação de retirada dos veículos sobre a estrutura remanescente da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em dezembro de 2024, deixando 14 mortos e três desaparecidos. A ponte ligava Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) pela BR-226/TO/MA.

Retirada em etapas

Técnicos do DNIT estão preparando o encontro da ponte no lado de Aguiarnópolis, onde os veículos — incluindo caminhões e carros de passeio — estão localizados. Após os ajustes, será iniciado o processo de remoção. O primeiro caminhão será retirado para abrir caminho para os demais.

A operação deve ser concluída até o final da semana, de acordo com o órgão.

Segurança

A estrutura remanescente está sendo monitorada em tempo real com tecnologia capaz de detectar movimentações mínimas. Caso qualquer alteração seja identificada durante os trabalhos, o planejamento poderá ser ajustado para preservar a segurança dos trabalhadores e equipamentos.

O desabamento da ponte interrompeu uma importante ligação entre os estados do Maranhão e Tocantins, afetando o tráfego e causando impacto logístico na região.