SEGURANÇA JURÍDICA

Encontro de líderes rurais debate invasões de propriedades no Paraná

Mais de quatro mil produtores estiveram presentes em Pinhais para debater os principais temas do agronegócio nacional

líderes rurais Paraná
Foto: Reprodução

Mais de quatro mil produtores rurais de todas as regiões do Paraná participaram nesta sexta-feira (6) do 4º Encontro Estadual de Líderes Rurais, em Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba.

O evento, promovido pelo Sistema Faep, que completa 60 anos em 2024, é reconhecido como o maior do Brasil na categoria de reunião de homens e mulheres do campo.

Entre os focos debatidos, a insegurança jurídica e as invasões de propriedades rurais que marcaram o estado este ano.

O presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Antônio Borghi, ressaltou que 2024 foi muito desafiador para o Paraná.

“Foi um ano bastante sofrido. Nós entramos o ano com preços muito baixos e algumas regiões do Paraná, principalmente a noroeste, teve produção baixa, principalmente de grãos e isso afeta bastante. Agora, estamos de novo com uma nova lavoura implantada e o produtor vem carregando um endividamento muito grande de duas ou três safras frustradas”.

Segundo ele, o desequilíbrio fiscal e o dólar a R$ 6 também se somam ao pacote de desafios que o produtor rural do estado terá de enfrentar.

Defesa do direito às propriedade rurais

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, esteve presente e reforçou o papel dos representantes do setor no Congresso Nacional.

“Estamos melhorando a legislação, deixando-a mais impositiva, mais forte e mais responsável em relação a punibilidade desses invasores [de propriedades rurais]. Já aprovamos um projeto que não permite que invasores sejam beneficiados em programas sociais, fazendo com que essas pessoas, utilizadas como massa de manobra, principalmente pelo MST [Movimento Sem Terra] e outros movimentos não sejam usados para invadir propriedades”.

Participação feminina

O encontro foi marcado pela presença massiva do público feminino, cerca de 70% dos presentes. Nesse tom, o Sistema Faep comemora este ano a conquista de 100 comissões estaduais de mulheres, agregando mais de 3.100 integrantes em todas as regiões do estado.

“A gente viu que as mulheres querem participar, aprender, se engajar. A gente propôs o programa Sindicato Protagonista, que envolve mais ainda a comissão de mulheres com as diretorias e os sindicatos rurais. Assim, a mulherada está atrás de informação de capacitação”, diz a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres da Faep, Lisiane Czech.