CAPACITAÇÃO GLOBAL

Fábrica educadora da JBS é inaugurada com potencial para formar carreiras internacionais

Unidade contou com investimento de R$ 3 milhões em infraestrutura e operação tecnológica e vai atender, ao longo de 2025, 200 alunos

Inauguração da Fábrica Educadora de Amparo da JBS e Instituto J&F
Crédito: Luciana Faustine

A JBS e o Instituto J&F deram mais um passo importante na formação e qualificação profissional de jovens aprendizes: a inauguração da fábrica educadora de Amparo, em São Paulo, neste sábado (15).

Com um investimento de R$ 3 milhões em infraestrutura e operação, a unidade capacitará ao longo deste ano 200 alunos, com idade entre 18 e 23 anos, por meio do Programa Evoluir.

Localizado na unidade de produção da JBS no município, o espaço é um ambiente de aprendizado moderno, equipado com salas de aula multimídia com projetores, lousas interativas e câmeras, tudo para proporcionar aos jovens estudantes uma experiência dinâmica e tecnológica.

Além disso, o empreendimento conta com auditório, sala exclusiva para professores, vestiários e uma área dedicada a atividades esportivas.

Porta de entrada ao mercado de trabalho

Durante a cerimônia de inauguração, que contou com 400 pessoas, a diretora-executiva de Gente e Gestão da Seara, empresa do Grupo J&F, Rosângela Pereira, destacou a importância de iniciativas que acolham o início de carreira.

“Todos nós que estamos aqui, não começamos deste ponto. Alguém, em algum momento, abriu uma porta para que a nossa carreira começasse. Essa é uma iniciativa onde estamos buscando um jovem que não tem experiência para ele entrar em uma fábrica educadora e conseguir aprender a parte teórica e prática para que possa ir ao mercado de trabalho, que, se ele quiser, pode ser na própria Seara porque ele vai aprender fazendo e vai crescer muito dentro da companhia ou dentro da JBS como um todo, e nós não temos limite.”

A unidade de produção em Amparo, inaugurada em 1974, é um importante polo profissional da região, contando com 2.300 colaboradores diretos. Especializada em aves, atende às marcas Seara, Seara DaGranja e Swift.

Carreira internacional

O diretor-executivo de Operações In Natura da Seara, Daniel Ávila, reforçou que os aprendizes da fábrica educadora podem almejar até mesmo carreiras internacionais.

“Temos uma operação muito grande fora do Brasil, estamos em cinco continentes e trabalhamos em cerca de 190 países. Daqui [do Programa Evoluir], saiu o Gabriel, um supervisor que assumiu uma responsabilidade e está trabalhando nos Estados Unidos. Temos um programa que se chama Global Talent em que identificamos potenciais e quem quer ter novos desafios e quer trabalhar fora [do país]. Aos alunos que vamos incentivar, saibam que o seu futuro é promissor e você vai poder escolher aonde quer trabalhar.”

Além disso, Ávila reforçou que a unidade de Amparo da JBS que agora conta com a fábrica educadora vai gerar ainda mais economia e bens sociais à comunidade e a todo o município de Amparo, localizado na Região Administrativa de Campinas.

O gerente da unidade de Amparo, Lucas Henrique Steinmetz, ressalta que a fábrica possui mais de 50 anos e os alimentos produzidos na planta não abastecem apenas o mercado interno, mas também grande parte dos países onde a JBS atua.

Programa Evoluir

JBS inaugura Fábrica Educadora em Amparo (SP)
Foto: JBS

Com duração de 12 meses, o Programa Evoluir oferece aos participantes uma combinação de uma hora e meia diária de atividades teóricas, com conteúdo exclusivo do Instituto J&F, e seis horas e meia semanais de prática, com possibilidade de efetivação na JBS após o quarto mês.

“O Evoluir é uma das principais portas de entrada para novos talentos na JBS. Aqui na unidade, o programa tem sido um grande sucesso, e esperamos fortalecê-lo cada vez mais, oferecendo aos jovens da região a oportunidade de desenvolver suas habilidades e iniciar suas carreiras conosco. O crescimento da operação ampliará ainda mais essas oportunidades”, afirma Steinmetz.

Além do Programa Evoluir, a unidade em Amparo conta com a iniciativa Germinare VET, que oferecerá 25 vagas para o Ensino Médio, para formação de futuros líderes na área de produção e supervisão fabril, com foco em veterinária, e o Programa Master de Produção, que capacita colaboradores internos para cargos de supervisão, com 90 vagas previstas para 2025. No total, serão mais de 300 vagas de educação.

O Instituto J&F, entidade responsável pela qualificação dos programas de jovem aprendiz da JBS promove uma formação que integra escola, empresa, família e comunidade. Em 2025, o Instituto completa 15 anos de existência, e, desde 2024, é a entidade qualificadora do Programa Evoluir, formando jovens para a JBS e outras empresas educadoras do Grupo J&F.

As inscrições para o Programa Evoluir em Amparo devem ser realizadas neste site.

*Colaboração de Michelle Jardim