
Onze funcionários foram hospitalizados após passarem mal na manhã desta segunda-feira (18). Os trabalhadores estavam em serviço quando foram surpreendidos e inalaram gás amônia em um frigorífico na zona rural de Eunápolis, no extremo sul da Bahia.
O incidente aconteceu em uma área refrigerada da empresa Naturaves, fábrica que produz carne de frango, ovos e embutidos, a cerca de 9 km do centro da cidade.
De acordo com a empresa, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis e não correm risco de perderem a vida.
Vídeos gravados pelos próprios funcionários mostram o desespero e correria. Nas imagens é possível ver que veículos da empresa realizaram o socorro até o hospital.
Além disso, nas gravações, os colaborardes dizem que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teria demorado 2 horas para chegar no local: “Quatro carros saíram daqui cheios, ligamos para umas ‘dez Samu e só veio um até agora”, disse um deles no vídeo.
Alguns colaboradores foram liberados na tarde desta segunda. Em nota a empresa informou que o vazamento foi rapidamente controlado e o local e as imediações foram evacuados.
Segundo a nota, os colaboradores que inalaram o produto, estão em observação, mas fora de risco. A empresa informou ainda que está acompanhando a evolução clínica desses trabalhadores e prestando a assistência possível para a pronta recuperação.
Após o ocorrido as atividades foram suspensas. Equipes de técnicos em segurança do trabalho estão no local para identificarem o que teria provocado o incidente.
A previsão é que os trabalhos sejam retomados na terça-feira (19), depois de checada a segurança e salubridade de toda a área.
A companhia disse que sempre observou todas as regras e notas técnicas referentes ao ambiente e segurança no trabalho, assim como mantém incólume o fornecimento de EPI e EPC para todos os seus funcionários.
Sobre a suposta demora do atendimento do Samu relatada por funcionários nas gravações, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o serviço é gerido pelo município. Até a publicação desta reportagem, não conseguimos contato com a prefeitura de Eunápolis.
Liberados
Por volta das 17h, os funcionários receberam alta médica e retornaram para suas casas. Por meio de nota, a empresa frigorífica lamentou profundamente o incidente e ressaltou que as atividades retornam nesta terça-feira (19), após a realização de testes das equipes de engenharia e manutenção.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!