ATENÇÃO

Gambá infectado por raiva? Caso raro alerta sobre circulação do vírus

Animal infectado foi encontrado em Campinas, no interior de São Paulo

Gambá com raiva? Caso raro alerta sobre circulação do vírus

Um raro caso de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) infectado com raiva, encontrado no Parque Bosque dos Jequitibás, região central de Campinas, acende um alerta sobre a presença do vírus em ambientes urbanos. Pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com profissionais da saúde de instituições públicas, determinaram que a causa da morte do gambá foi meningoencefalite causada por infecção pelo vírus da raiva.

Publicado na revista Emerging Infectious Diseases, o estudo destaca a importância de monitorar mamíferos que podem ser vetores do vírus, especialmente animais negligenciados por vigilância, como os gambás. Eduardo Ferreira Machado, que conduziu a pesquisa, alerta que, embora a variante de raiva de cães não seja mais detectada em São Paulo devido às campanhas de vacinação, é crucial monitorar outros mamíferos.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Os sinais neurológicos detectados sugerem a forma da doença transmitida por morcegos, indicando a possibilidade de transmissão entre morcegos e gambás. A transmissão pode ocorrer pela interação entre esses animais, que competem por habitats naturais e fornecidos por humanos, como sótãos de casas. Gambás predando morcegos é uma possível rota de transmissão.

José Luiz Catão Dias, professor da FMVZ-USP, destaca a importância de monitorar gambás nas cidades, pois eles podem ser uma ponte entre animais silvestres e humanos, trazendo a raiva e outras doenças. Ele coordena um projeto de vigilância em marsupiais neotropicais, incluindo os gambás.

O estudo desafia a ideia anterior de que os gambás são resistentes ao vírus da raiva, mostrando que a transmissão ocorre e precisa ser monitorada.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.