Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Governo aprova metas de redução de emissões do RenovaBio

As metas aprovadas serão desdobradas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP)

Órgão vinculado ao governo federal, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou, nesta quinta-feira (8), a resolução que define metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE) para a comercialização de combustíveis para o decênio 2023-2032. A proposta é resultado de consulta pública, realizada em outubro e novembro deste ano, pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

+ Mercado de petróleo dá sinais de aumento dos juros, indica Hedgepoint

Por meio do mecanismo de participação social, a pasta recebeu contribuições de 16 instituições, todas avaliadas pelo Comitê RenovaBio, instância técnica da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Após considerar as contribuições da consulta pública, a meta global para 2023 foi definida em 37,47 milhões de CBIOs, o que significa uma redução de 37,47 milhões de toneladas de gás carbônico equivalente.

As metas aprovadas serão desdobradas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) aos distribuidores, considerando a participação de cada um no mercado de combustíveis fósseis. Para o período de 2024-2032, não houve alteração dos intervalos de tolerância estabelecidos anteriormente pelo CNPE, com adição dos valores para o ano de 2032.

As metas para o RenovaBio

biocombustível
Foto: Canal Rural/reprodução

As metas compulsórias definidas pelo CNPE observam os interesses do consumidor e mantém o compromisso brasileiro com a redução das emissões de GEE da matriz de transportes. A decisão do conselho também coopera para a previsibilidade e sinaliza ao mercado de combustíveis a importância de aumentar a produção e a participação de biocombustíveis na matriz energética, visando à descarbonização e ao aumento da segurança energética.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile