A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) está em ação para avaliar os danos provocados pelos recentes incêndios que atingiram diversas propriedades rurais no interior do estado. Em parceria com os sindicatos rurais paulistas, a entidade busca auxiliar os produtores afetados e promover políticas públicas para evitar autuações e facilitar a recuperação das áreas impactadas pelas queimadas.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Os sindicatos rurais estão sendo mobilizados para coletar informações detalhadas sobre as propriedades atingidas, incluindo a extensão dos danos em plantações, equipamentos e animais, além de identificar se há áreas de Proteção Ambiental que foram prejudicadas pelo fogo. A orientação da Faesp é que os produtores afetados registrem boletins de ocorrência, documentem o ocorrido com fotos e vídeos, e busquem testemunhas para apoiar a descrição dos danos.
“A Faesp pede aos sindicatos rurais que enviem informações detalhadas sobre os impactos dos incêndios em suas regiões. Esses dados serão essenciais para que possamos subsidiar o Governo do Estado na formulação de medidas de apoio mais abrangentes e eficazes para os produtores rurais afetados”, explicou Tirso Meirelles, presidente da Faesp. Ele também alertou sobre o impacto potencial na produção agrícola nos próximos anos, destacando que a recuperação da terra para plantio pode levar até dois anos em casos mais graves, devido à redução da biodiversidade do solo.
Além disso, a Faesp orienta os produtores que possuem financiamentos de custeio, investimento ou comercialização vigentes, ou apólices de seguro ativas, a notificarem formalmente suas instituições financeiras ou seguradoras sobre os danos. A comunicação deve incluir uma descrição detalhada dos eventos, fotos, vídeos e o Boletim de Ocorrência. Também é recomendável que os produtores solicitem vistorias para comprovar os danos sofridos.
Para apoiar ainda mais os produtores e sindicatos rurais, a Faesp disponibilizou dois canais de comunicação. Para denúncias de atos criminosos relacionados aos incêndios, o contato deve ser feito pelo e-mail albertos@faespsenar.com.br, garantindo o anonimato. Já para o envio de fotos e vídeos documentando os impactos das queimadas, os registros devem ser encaminhados para sosprodutor@faespsenar.com.br.