Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Lula decreta intervenção federal em Brasília

Ação do presidente na área de Segurança Pública do DF decorre após a invasão de manifestantes ao Congresso Nacional, ao Senado e ao STF neste domingo

Lula Decreto Intervenção Federal
Presidente Lula lê decreto sobre intervenção em Brasília. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. A ação decorre após manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadirem o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8).

Lula taxou o movimento de barbárie. “Pessoas que chamamos de fascistas invadiram as sedes do governo. São verdadeiros vândalos”.

De acordo com o presidente, houve falta de segurança em Brasília. “Todas as pessoas [envolvidas na invasão antidemocrática] serão encontradas e punidas. A democracia garante o direito de liberdade, livre expressão, mas também exige respeito às instituições”, declarou.

Conforme Lula, os manifestantes envolvidos nos atos são o que podem ser chamados de “nazistas fanáticos”, que fizeram “o que nunca antes foi feito nesse país”, afirmou.

O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir quem são os financiadores dos vândalos que foram à capital federal invadir as sedes dos Poderes.

Leia o decreto de Lula

Sair da versão mobile