A Receita do Distrito Federal apreendeu 104 mil latas de cerveja com documentação fiscal irregular, em uma operação realizada entre segunda e terça-feira (16 e 17).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A carga, avaliada em R$ 638 mil, foi interceptada em duas localidades: na cidade do Gama e na rodovia DF-290, que conecta o Gama à Santa Maria e ao Entorno Sul do Distrito Federal. As informações são de reportagem do portal Metrópoles.
Além das latas de cerveja, as autoridades também confiscaram 5.221 tábuas de madeira do tipo pinus. De acordo com a Receita do DF, a mercadoria seria vendida utilizando notas fiscais falsas, o que permitiria que vendedores e compradores sonegassem impostos.
As irregularidades resultaram em um crédito tributário de R$ 388 mil, incluindo impostos devidos e multas aplicadas.
Cerveja com documentação suspeita
O coordenador de Fiscalização Tributária da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Silvino Nogueira Filho, afirmou que as documentações apresentadas pelos responsáveis pelas mercadorias tinham discrepâncias em relação à carga transportada, o que gerou a apreensão.
“Esse procedimento adotado pelos sonegadores tem sido combatido pelas equipes de fiscalização da Secretaria de Economia”, declarou.
De acordo com o órgão do Poder Executivo, a operação faz parte de esforço para combater a sonegação fiscal e garantir a regularização dos tributos devidos nas operações comerciais no Distrito Federal.