Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CAUTELA

Matopiba enfrenta seca e aguarda chuvas para acelerar plantio

Na Bahia e no Piauí, a estiagem tem atingido áreas de plantio da safra de verão

Foto: Agência Marca Comunicação
Foto: Agência Marca Comunicação

A estiagem na região do Matopiba tem atingido as áreas de plantio da safra de verão. Na Bahia e no Piauí, produtores sofrem com a seca e aguardam a chegada das chuvas para iniciar as operações.

Mais de 90 municípios na Bahia estão em situação de emergência devido à estiagem. A informação é da Defesa Civil do estado e inclui cidades como Barra e Bom Jesus da Lapa.

No Oeste da Bahia, onde estão a maior parte das áreas produtivas, não foram registradas perdas nem maiores prejuízos por conta da seca.

Nos últimos dias foram registradas precipitações isoladas, acompanhadas de altas temperaturas e excesso de calor, o que prejudica o desenvolvimento das lavouras.

Segundo Orestes Morelli, membro do Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, a Aiba, o plantio está em cerca de 3,2% da área. O número mostra um atraso em relação ao ano passado.

“O normal é que os plantios se iniciem por volta do dia 15 a 25 de outubro. Mas o produtor já está com tudo preparado”, conta ele, que afirma que as máquinas já estão no campo para iniciar as operações.

Expectativa

A mesma situação se repete no Piauí. No distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, os produtores tem enfrentado altas temperaturas e baixa umidade, mas o plantio ainda segue dentro da janela prevista e deve iniciar logo no início de novembro.

O produtor Giovani Luis Balsan conta que este ano a soja teve um aumento de área em sua propriedade, passando de 55% para 75% dos hectares plantados na safra de verão. O restante é do milho.

“Nossa expectativa é que não tenha veranicos muito extensos. Estamos trabalhando com investimento em palhada e correção de solo para minimizar”, afirma o produtor.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile