A cidade de Picos está em luto pela morte de Arlindo Wenzel, aos 94 anos, reconhecido como o maior produtor de mel do Piauí e tido com um dos maiores do país. O falecimento ocorreu nesta terça-feira (5), e a causa não foi divulgada pela família. Natural de São Paulo, Arlindo migrou para o Piauí na década de 1970, onde se estabeleceu como um importante apicultor e empreendedor.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O município, através de um decreto do prefeito Gil Marques de Medeiros, anunciou luto oficial de três dias em respeito ao legado deixado por Arlindo. Durante esse período, todas as repartições públicas do município deverão hastear bandeiras a meio mastro.
Arlindo Wenzel foi fundamental para o desenvolvimento da apicultura na região, introduzindo práticas inovadoras e sustentáveis que transformaram a atividade em uma importante fonte de renda local. Ele se destacou por promover a valorização do mel produzido em Picos, contribuindo para o reconhecimento da cidade como a “Capital do Mel”.
De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM 2023), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Piauí produziu no ano passado 8.829,8 toneladas de mel. O estado é o segundo maior estado produtor de mel do Brasil, de acordo com a pesquisa, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 9.111,3 toneladas.