Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nacional

Operação apreende 183 mil quilos de fertilizantes ilegais

Ministério da Agricultura e Polícia Civil descobriram um estabelecimento onde eram produzidos e comercializados fertilizantes sem registro

Na última terça-feira (19), foi deflagrada uma operação de combate à produção e comercialização ilegais de fertilizantes em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Após recebimento de denúncia anônima, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Polícia Civil do Paraná realizaram diligências preliminares que resultaram na deflagração da operação, que descobriu um estabelecimento onde eram produzidos e comercializados fertilizantes sem o devido registro no Mapa.

No local, foram apreendidos 183 mil quilos de fertilizantes ilegais.

Fertilizante irregular

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária Inês Tutida, que participou da ação, a empresa foi autuada por armazenar, misturar e acondicionar fertilizantes, inclusive varreduras, sem o registro ou cadastro no Mapa, além de efetuar mistura de matérias-primas e produzir produto acabado, comercializado como varredura de fertilizante; e fraudar produtos destinados à agricultura. O estabelecimento também foi embargado.

Os fertilizantes ilegais, sem registro no Mapa, constituem risco para a agropecuária, pela ausência de procedência e eficácia do produto. A destinação do produto apreendido será decidida após o término do processo administrativo gerado pela emissão de auto de infração ao estabelecimento.

Orientação

O Mapa orienta ao produtor rural a sempre buscar conhecer a origem dos insumos adquiridos e evitar comprar insumos de fontes duvidosas. Sem o registro no Ministério, não há como garantir a qualidade e efetividade dos produtos.

A operação de combate à produção e comercialização ilegais de fertilizantes foi realizada pela equipe da Área de Fertilizantes do Serviço de Fiscalização e Sanidade Vegetal (Sisv) da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná (SFA/PR) do Mapa, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Criminalística de Curitiba e Polícia Civil do Paraná.

Sair da versão mobile