Nacional

Operação apreende mais de uma tonelada de agrotóxico falsificado

As autoridades prenderam quatro pessoas acusadas de envolvimento no roubo e na venda de agrotóxicos falsos com valor de R$ 3 milhões

A Polícia Civil de Goiás, em uma operação conjunta com Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Ibama e Secretaria de Economia, prendeu quatro pessoas acusadas de envolvimento no roubo e na venda de agrotóxicos falsos.

A operação aconteceu nesta quarta-feria (17).

Na ocasião, as autoridades apreenderam uma tonelada e meia de um produto cuja fabricação, comercialização e uso são proibidos por lei no Brasil.

Segundo o delegado Alexandre Bruno, o defensivo falso estava sendo usado em lavouras de milho e soja em substituição a defensivos agrícolas autênticos, causando prejuízos econômicos para produtores rurais, que compraram os produtos achando que estavam fazendo um bom negócio.

Agrotóxicos: esquema criminoso

De acordo com a investigação, os presos são articuladores de um grande esquema, trazendo “agrotóxicos“ do Mato Grosso Sul para o estado de Goiás. Nesse esquema, colocam outras embalagens similares às originais.

Os levantamentos da Polícia Civil sobre esse delito específico já ocorrem há cerca de seis meses. Eles demonstram que o grupo lucrava mais de 500% em cada carregamento trazido para o estado.

No ato da prisão dos envolvidos, foi apreendida também uma camionete VW Amarok, uma VW Saveiro e um caminhão utilizados pelo grupo criminoso.

A carga apreendida está avaliada em aproximadamente R$ 3 milhões de reais. Todos os produtos serão incinerados com o auxílio do Ibama.