Pecuária

Palestras da ABCZ Mulher na ExpoZebu superam expectativas de inscritos

Associação realiza, pela primeira vez, curso de noções morfológicas zebuínas e girolando ministrado por veterinárias mulheres

O protagonismo feminino também marca presença na 88ª edição ExpoZebu. A feira promove nesta quinta-feira (4) um encontro técnico sobre bem-estar animal, apresentado e organizado por mulheres do agro.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ Mulher), Paula Paoliello Garcia Cid, a palestra no salão nobre do Parque Fernando Costa, que sedia a feira, com a médica veterinária Adriane Zart sobre a técnica de manejo de gado Nada nas Mãos superou as expectativas de inscritos.

Pista de julgamento da 88ª ExpoZebu conta com dois mil animais

“Abrimos 30 vagas e estamos com 160 inscrições para participar. Outra surpresa são os muitos homens participando das ações da ABCZ Mulher e, logo em seguida, vamos organizar as aulas de nosso primeiro workshop de noções morfológicas zebuínas e girolando”, conta.

Segundo Paula, pela primeira vez o curso será ministrado por veterinárias técnicas juízas mulheres. “Nossa intenção é colocar a ABCZ Mulher em todos os estados, fazendo ações nas principais exposições do Brasil. Queremos reunir, levar palestras, encontros, curso e capacitação”.

Palestra de bem-estar animal

A médica veterinária Adriane, que palestrou nesta quinta-feira, conta que a técnica Nada nas Mãos foi criada através da observação do comportamento do animal na natureza. “A gente utiliza os instintos naturais do bovino a nosso favor na hora de trabalhar com os animais, facilitando o manejo e melhorando os resultados do rebanho”, comenta.

Ainda de acordo com ela, uma das vantagens da técnica é a sua simplicidade, permitindo que seja transmitida com facilidade para criadoras e criadores.

“Trata-se de uma técnica muito simples de usar, o que representa uma vantagem muito grande para aqueles que convivem diretamente com os animais e conhecem o seu comportamento, ou seja, o peão, a pessoa que está ali no dia a dia”.