A Defesa Civil do Paraná informou que 35 municípios foram afetados pelas chuvas fortes que caem no estado desde a semana passada. De acordo com o balanço mais recente, divulgado neste sábado (15), 14,8 mil pessoas foram afetadas. No total, 96 pessoas estão desalojadas e 80 permanecem desabrigadas. Cinco mortes foram confirmadas. Uma pessoa está desaparecida.
Segundo o governo local, os municípios afetados estão recebendo auxílio das forças de segurança estaduais e das prefeituras, que estão entregando colchões, cobertores, artigos de higiene pessoal e de limpeza.
O município de Dois Vizinhos foi um dos mais afetados. Na localidade, 4,7 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Mil pessoas que ficaram desalojadas conseguiram retornar para suas casas. Cerca de 280 moradias foram danificadas.
O tempo segue instável no Paraná, mas nesta tarde de domingo as pancadas de chuva ocorrem de forma mais localizada. Sol aparece em vários setores, mesmo que entre muitas nuvens (hoje até na RMC e litoral!) pic.twitter.com/X7Rwhbflwa
— Simepar (@simeparpr) October 16, 2022
Também houve deslizamentos de terra na BR 277, na altura do quilômetro 42, sentido litoral. Funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalham na remoção de blocos de pedras que provocaram a interdição. A rodovia operou em pista simples na manhã de hoje, mas a interdição voltará a ser realizada a partir das 18h.
INTERDIÇÃO TOTAL DE PISTA EM MORRETES NA BR 277
Sentido Curitiba pista interditada no km 40
Sentido Paranaguá interditada no km 59
Devido a risco de mais desmoronamento.
A pista ficará TOTALMENTE INTERDITADA até nova avaliação que será realizada durante o dia. pic.twitter.com/EMm4K0aDc0— PRF no Paraná (@prf_pr) October 16, 2022
Na sexta-feira (14), o governo do Paraná decretou situação de emergência. O decreto permitirá agilizar o atendimento à população, autorizando a mobilização das áreas governamentais para auxiliar a população afetada.
___________
Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.