Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná

Adapar alerta para prazo de atualização do rebanho no Paraná 

Produtores que não regularizarem situação do rebanho devem pagar multa e ficam impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal

A campanha de atualização dos rebanhos do Paraná começou esta semana. Aqueles que não cumprirem a exigência devem pagar multa e ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal.

Sem o documento, o rebanho não poderá ser abatido e nem sair das dependências da propriedade rural. A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), informou que são 158 mil propriedades no estado e 192 mil explorações pecuárias, e as principais espécies somam mais de 8 milhões de bovinos, 6 milhões de suínos, 20 mil aviários e 240 mil equídeos.

A Adapar alerta que a  atualização é importante pela vigilância mais intensificada que o Paraná vem mantendo desde que a vacinação contra a febre aftosa foi suspensa no estado, auxiliando também uma ação mais rápida nos casos de suspeita da doença. Apesar disso, ainda existe um percentual de produtores que acaba perdendo o prazo.

“Até 10% dos produtores que não fazem a sua atualização, por diversos motivos. Mas a gente pede que os produtores rurais façam essa atualização o quanto antes, de preferência agora no início da campanha, evitando assim filas nas unidades para poder fazer essa atualização. A atualização é muito simples e gratuita, e isso ajuda demais o serviço veterinário do estado”, destaca o gerente de saúde animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias.

Sair da versão mobile