Agricultura

BR-153: obras em importante canal de escoamento de produção agrícola devem começar no ano que vem

A BR-153 liga o Pará ao Rio Grande do Sul e é a quinta maior rodovia do País, com mais de 3.850 quilômetros

O último trecho da Transbrasiliana (BR-153), nos Campos Gerais, está mais próximo de sair do papel.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, confirmou nesta segunda-feira (17), em reunião técnica com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, os entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares de implantação da rodovia.

Serão aproximadamente 53 quilômetros de pavimentação, com início no distrito de Alto do Amparo, em Tibagi, até Imbituva, no Centro-Sul do estado.

O governo federal vai custear o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), previsto para começar nos próximos dias.

A expectativa é concluir esta fase no primeiro semestre de 2023, para começar a construção já no ano que vem. Este é o único trecho que falta dentro do Paraná para a Transbrasiliana ficar pronta.

A estrada liga o Pará ao Rio Grande do Sul e é a quinta maior rodovia do País, com mais de 3.850 quilômetros.

No Paraná, ela começa em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e vai até General Carneiro, na divisa com Santa Catarina, no Sul.

Importância da BR-153 para o agronegócio

“É uma rodovia muito importante para os Campos Gerais, que quando concluída dará ao Estado um novo corredor de escoamento da safra, levando a produção da região para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul”, destacou o governador.

Atualmente, sem a pavimentação, os motoristas precisam desviar a rota pelas BRs 373 e 276 para alcançar o outro trecho pavimentado da Transbrasiliana, ampliando a distância e os custos.

“Estamos falando do único ponto da BR-153 que não é pavimentado. Essa obra vai trazer um desenvolvimento ainda mais acelerado para aquela parte do Paraná”, comentou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

Sampaio reforçou que há um compromisso do governo federal com a obra. Segundo ele, a construção integra um pacote de cerca de R$ 3 bilhões de investimentos por parte da União no Estado, incluindo as obras com recursos da Itaipu Binacional, como a segunda ponte Brasil-Paraguai, na região Oeste.

“O Paraná é muito importante para o Brasil. Essa localização estratégica faz o Estado necessitar de ainda mais investimentos em infraestrutura. Queremos pavimentar essa rodovia, a BR-153, já no ano que vem”, disse o ministro.