ITÁLIA-BRASIL

Meu Tomatì quer conquistar mercado e paladar brasileiro

Indústrias e produtores italianos promovem tomate com denominação de origem

tomate
Foto: Divulgação Campanha Meu Tomati

Qualidade e sofisticação, mas com simplicidade. Com essa narrativa, que também traduz as características da cozinha italiana, a campanha Meu Tomatì promove e reforça a produção dos tomates italianos de qualidade. Apesar de englobar mais de 40 indústrias e mais de 20 produtores, a campanha não traz nenhuma marca específica. O foco principal é fomentar os produtos com foco na qualidade e excelência, da matéria-prima e processamento ao consumo.

Francesco Pallaro, presidente da Italocam no Paraná, explica que o objetivo é destacar produção, derivados e consumo de um tomate não apenas de qualidade, mas com denominação de origem controlada, cultivado com técnicas sustentáveis e protocolos de segurança alimentar. Esta ação, porém, tem um destaque bastante peculiar, por ser de um produto típico que é referência na culinária italiana em todo o mundo, complementa Pallaro. A promoção do comércio Brasil-Itália também figura entre os objetivos.

Francesco Pallaro: destacar qualidade para fomentar mercado e comércio. | Foto: Divulgação Italocam.

Em sua 2ª edição, a iniciativa reúne dezenas de indústrias e produtores em uma ação para conectar empresários, chefs de cozinha, restaurantes e entidades de representação política, comercial e institucional, como a Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, a Italocam. Obviamente, explica Pallaro, o objetivo maior é fazer negócios, intensificar o comércio entre os dois países, mas num mercado baseado acima de tudo em confiança e qualidade. Entre os principais derivados estão o molho, conservas, purê e tomate pelado, que nesta etapa de campanha chegam para degustação e demonstração em embalagens com o slogan da campanha Meu Tomatì.

Gabriella Kerber: qualidade do produto é condição à qualidade na gastronomia. | Foto: Divulgação Italocam.

Gabriella Kerber, chef de cozinha e professora de gastronomia, conduziu o seminário e a degustação do lançamento em Curitiba. Além de apresentar as diversas características culinárias e também funcionais do tomate, ela reforçou a questão da qualidade do produto como condição ao uso na gastronomia. Gabriella ressaltou ainda a questão do terroir, de como a variável território (clima, altitude, relevo) podem influenciar na qualidade do produto, mais um diferencial da produção de tomate na Itália, com denominação de origem.

Com versão em português, a campanha conta também com o site www.meutomati.ue