A prefeitura de Bandeirantes, município do norte do Paraná, decretou situação de calamidade pública neste domingo (5). A decisão se deu em decorrência dos problemas provocados pelas fortes chuvas da última madrugada.
+ Tragédia no litoral norte de SP não foi inesperada, diz professor da USP
No decreto de situação de calamidade pública, o prefeito Jaelson Matta afirma que, no município, “ocorreu precipitação de aproximadamente 150 milímetros de chuva concentrados num curto período de tempo”.
A partir do alto volume acumulado de água, o prefeito de Bandeirantes relata que uma barragem transbordou. Dessa forma, ruas ficaram alagadas. Além disso, fotos e vídeos (detalhes abaixo) divulgados nas redes sociais mostram que casas foram afetadas, assim como uma estrada em que houve desmoronamento.
Deputado federal pelo Progressistas do Paraná e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion avisou que os bairros Vila Bela Vista e Jardim Primavera foram as localidades mais afetadas pela forte chuva — e consequentemente transbordamento de barragem. Pelo Twitter, ele pediu apoio por parte da Defesa Civil estadual.
Minha solidariedade aos moradores de Bandeirantes-PR. Acordaram com uma inundação que isolou a região oeste da cidade. Vila Bela Vista e Jardim Primavera muito afetadas. A causa foi a tempestade da madrugada deste domingo. Peço apoio da @PRDEFESACIVIL . Olha quanta água gente. pic.twitter.com/u88XQqqKd4
— Pedro Lupion (@pedro_lupion) March 5, 2023
Chuva e situação de calamidade pública
Perfis nas redes sociais mostraram alguns dos estragos provocados a partir da barragem que transbordou em Bandeirantes. Em um vídeo, é possível ver a enxurrada tomando conta de toda uma rua da cidade.
A equipe do site Paraná em Alerta informou que famílias ficaram ilhadas. Radialista local, Cléverson Rodrigues afirmou a necessidade de se tomar cuidado ao sair da cidade. Isso porque houve deslizamento na estrada que liga Bandeirantes a Abatiá (PR).
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli..
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.