Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Coopavel completa 52 anos e lança 35º Show Rural

Em quatro anos, de janeiro de 2022 ao fim de 2025, a Coopavel espera dobrar o faturamento, chegando à marca de R$ 10 bilhões

A Coopavel completa 52 anos nesta quinta-feira (15).

Para celebrar o dia do aniversário, a cooperativa de Cascavel, no Oeste do Paraná, lança o 35º Show Rural, que vai acontecer de 6 a 10 de fevereiro de 2023.

Com 7 mil cooperados e 7,3 mil colaboradores, a cooperativa experimenta o seu melhor momento.

“Mesmo com desafios, os resultados dos últimos anos são muito bons, os melhores da nossa história”, destaca o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Em quatro anos, de janeiro de 2022 ao fim de 2025, a Coopavel espera dobrar o faturamento, chegando à marca de R$ 10 bilhões.

Sobre a Coopavel

A cooperativa foi a resposta que 42 produtores rurais de Cascavel encontraram há mais de cinco décadas para se livrar do jogo de grandes empresas brasileiras e multinacionais.

Com a agricultura de escala ainda em afirmação, os produtores perceberam que teriam dificuldades caso seguissem reféns de regras que não lhes favoreciam. Assim, surgiu a ideia de criar uma cooperativa com base no melhor do que já existia no Brasil.

Segundo a Coopavel, os primeiros anos não foram fáceis, mas gradualmente os bons resultados começaram a aparecer.

O processo de profissionalização das propriedades rurais, em boa parte alcançada com a assistência técnica de qualidade garantida pela cooperativa, começou a mostrar a viabilidade da atividade rural e aquela foi a melhor propaganda possível para que o número de cooperados começasse a crescer.

“Produzindo mais e melhor, os agricultores entenderam que aquele era não apenas um negócio para o presente, mas para o futuro da região”, diz Grolli.

Segundo Grolli, os anos de 1980 foram de dificuldades, mas contribuíram para melhorar a resiliência da cooperativa, tão necessária no avanço do processo de industrialização que viria e seria consolidado nos anos seguintes.

“A agregação de valor às matérias-primas passou a remunerar ainda melhor a propriedade rural e a gerar empregos nas cidades, fazendo com que o ciclo de riqueza do cooperativismo fosse lentamente cumprindo a sua missão no Oeste do Paraná”, destaca Dilvo Grolli.

O presidente diz que a transformação de grãos em ração e então em proteínas multiplicou resultados e deu nova dinâmica à economia regional. Hoje, o Oeste abriga cinco das 15 maiores cooperativas agroindustriais brasileiras.

O Show Rural, por sua vez, abriu um leque de novas oportunidades, acelerando o processo de transmissão de conhecimentos da indústria ao produtor.

Em 35 anos de realização, o evento ajudou a aumentar em mais de 200% as produtividades da soja e milho, fazendo do Oeste uma das maiores produtoras dessas commodities no mundo.

Modernização Sempre atenta aos movimentos do mercado e às novidades trazidas pela inovação, a Coopavel iniciou há três anos um novo processo de modernização de sua estrutura.

A atualização, que chega aos mais diferentes setores da empresa, vai conduzir a cooperativa a um novo estágio em seu processo de expansão. Sempre atenta à sustentabilidade e à preservação, ela segue conceitos modernos e internacionalmente reconhecidos, como as normas da ESG.

Sair da versão mobile