A erva-mate produzida no Paraná será apresentada em Montreal, no Canadá, entre os dias 20 e 23 de abril, durante a Sial Inspire Food Business (Sial Canadá), feira internacional de alimentos e bebidas. A divulgação do produto ao mercado internacional é uma ação do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), do governo do Paraná, desenvolvido pela Invest Paraná – entidade vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
A erva-mate terá um estande no pavilhão brasileiro da feira, que conta com mais de 1.200 expositores e recebe cerca de 25 mil compradores do Canadá, Estados Unidos e de 60 outros países.
O VRS identifica produtos do Paraná com potencial de abertura de mercado. Além da erva-mate, o programa atua com produtores de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, no litoral do estado. O objetivo é promover produtos típicos do Paraná no mercado externo, gerando mais valor agregado e renda aos produtores locais.
“O programa Vocações Regionais Sustentáveis é pensado exatamente para alavancar a produção paranaense com foco na sustentabilidade, e a erva-mate foi o produto selecionado na região centro-sul para nos representar nessa marca”, disse o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato. “Durante três dias, teremos a oportunidade de apresentar o produto a compradores canadenses, além de uma agenda de encontros com clientes potenciais”.
Mercados para a erva-mate
Após a feira, os integrantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá realizarão visitas técnicas e reuniões em Toronto, até o dia 26 de abril. Para o presidente do Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), Nei Antônio Kukla, é importante o governo do Paraná, por meio de uma agência de fomento, levar empresários e empreendedores do Paraná em missões como essa no Canadá.
“Produzimos uma erva-mate de excelência, de extrema qualidade e precisamos fazer com que ela chegue aos diversos consumidores mundo afora porque, além de agregar valor, conseguimos vislumbrar novos mercados e dar impulso para essa cadeia produtiva”, disse.
“Missões internacionais como a Expo Dubai e agora essa feira no Canadá proporcionam maior visibilidade aos empresários e mais valorização dos produtos desenvolvidos no estado. Com certeza, temos muito a ganhar com isso”, disse a empresária Elizabete Capeleti, diretora da Capeleti Mate Tea, de União da Vitória (PR).
Programa VRS
A erva-mate produzida no centro-sul e sudeste do Paraná foi inserida no programa de Vocações Regionais Sustentáveis no fim do ano passado. Ao serem inseridos no programa, os produtores locais passam a ter acesso a uma série de iniciativas e oficinas de capacitação para saber como exportar seus produtos.
As indústrias buscam o desenvolvimento de itens para além do chimarrão e tererê, nas áreas de cosméticos e alimentos, com foco na geração de emprego e renda. A erva-mate produzida no Paraná somou aproximadamente 638 mil toneladas em 2020, conforme dados do IDR-PR, um crescimento de 17% em relação a 2019.