Paraná

Incêndios: frequência em áreas rurais do Paraná vêm aumentando desde 2018

Período crítico vai de julho a outubro; regulagem de máquinas e implementos é uma das medidas importantes para controlar número de focos

O Paraná registrou quase 3.700 casos de incêndio em áreas rurais em 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O levantamento também mostra que os casos de incêndio no estado avançaram nos últimos quatro anos. Entre 2018 e o ano passado, houve 147% de aumento de ocorrências.

Número de incêndios na zona rural no Paraná

  • 2018:  2.511 casos,
  • 2019: 3.314 casos,
  • 2020: 3.519 casos
  • 2021: 3.698 casos

A elevação da quantidade de material seco durante o inverno torna o campo um ambiente propício para casos de fogo descontrolado. Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o estado vem sofrendo bastante desde 2018 com o tempo mais seco e queimadas, mas esse aumento gradativo é preocupante.

Lavouras de milho foram afetadas pelo fogo no ano passado, tamanha era a seca que impactou algumas regiões do estado. De julho a outubro é o intervalo de maior ocorrência.

O engenheiro florestal Neder Maciel Corso, da Faep, conta que a prevenção é focada na fórmula do “triângulo do fogo”.

“Para ter o fogo precisa ter uma fonte de calor, material combustível e oxigênio. Então a orientação é sempre no sentido de derrubar uma dessas laterais do triângulo, tanto em ações de prevenção como de combate”, afirma

Cordo ainda alerta sobre a regulagem de máquinas, tratores e implementos. É que, nessas condições de clima, muitas vezes um óleo quente que cai no capim seco da lavoura é o suficiente para dar início em um foco de incêndio.

Também recomenda outras medidas preventivas de combate:

  • construção de aceiros, que são locais sem vegetação que impedem que o fogo se alastre,
  • sempre checar a vegetação nos entornos da propriedade,
  • verificar produtos que possam ser inflamáveis próximos de plantações.

Com o agravamento da crise hídrica nos últimos anos e o aumento do número de incêndios no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) lançou no ano passado um curso de capacitação com conceitos voltados para profissionais que atuam nas indústrias de base florestal, cooperativas, agroindústrias e usinas de cana de açúcar.

O produtor que deseja fazer a inscrição para esse e outros cursos relacionados à incêndios, devem acessar o site da Faep em www.sistemafaep.org.br na seção Cursos Senar-PR.

+Leia também: Decreto suspende queimadas em todo território nacional