Exportação

Índia quer mais feijão

O Brasil espera fornecer 500 mil toneladas a mais do que já envia por ano. Uma compra estimada em 1 bilhão de dólares

PGPAF, Conab, lista, feijão, feijões
Foto: Ibrafe

A Índia quer comprar mais feijão do Brasil nos próximos três anos. Atualmente eles produzem 27 milhões de toneladas da leguminosa, mas consomem 30 milhões de toneladas (Associação Indiana de Grãos e Pulses). O Brasil entra nesta brecha e exporta para os indianos 3 milhões de toneladas por ano, sendo eles o nosso principal comprador. A demanda representaria 1 bilhão de dólares a mais e um aumento de 10% no volume total da balança comercial dos países.

O Brasil produz 16 cultivares exportáveis de feijão, dentre elas duas que os indianos tem uma grande preferência: o mungo preto, que eles chamam de black matce e o guandu, conhecido pelos indianos como pigeon pea. “Eles deixaram muito claro que a expectativa é chegar a 200 mil toneladas do mungo preto e até umas 300 mil toneladas do guandu, um volume bastante grande”, explica o Marcelo Luders, presidente do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe).

Assista a reportagem de Valéria Burbelo/Canal Rural PR

A nova demanda deve aumentar a produção brasileira das duas variedades do grão. “Os indianos enxergam no Brasil o país com maior capacidade produtiva para suprir esta demanda. E podemos aumentar a nossa produção, produzindo as variedades que o mundo quer”, diz Luders.

(Com informações de Valéria Burbelo)