Paraná

José Roberto Ricken é reeleito presidente da Ocepar

Nos próximos quatro anos, Ricken estará novamente no comando de um sistema que atualmente congrega 225 cooperativas

O engenheiro agrônomo José Roberto Ricken foi reeleito presidente executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), na tarde dessa segunda-feira (3).

Esta é a terceira vez consecutiva que ele assume o cargo. O primeiro mandato teve início em 1º de abril de 2016 e se estendeu até 2019; o segundo vigorou de 2019 a 2023. A nova gestão compreende o período de 2023 a 2027.

Nos próximos quatro anos, Ricken estará novamente no comando de um sistema que atualmente congrega 225 cooperativas de sete ramos – agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, consumo, trabalho, produção de bens e serviços e transporte.

Juntas, elas alcançaram, em 2022, faturamento de R$ 187,84 bilhões e US$ 7,4 bilhões em exportações. Elas possuem um total de 3,1 milhões de cooperados e empregam diretamente 140 mil pessoas. O setor responde ainda por mais de 65% da produção agropecuária do Paraná.

“Eu quero agradecer a confiança depositada em mim. Tenho noção clara da responsabilidade que estou assumindo. O cooperativismo paranaense tem uma representatividade muito expressiva e a nossa missão – a nossa especialidade – é criar oportunidades. Se nós oferecermos oportunidades às pessoas, elas terão condições de ter renda e não precisarão depender de absolutamente ninguém. Então, esse é o trabalho que nós sabemos fazer”, afirmou, ao iniciar seu pronunciamento após ser reconduzido ao cargo. “Eu quero aprender mais e utilizar a minha experiência de mais de 40 anos no cooperativismo”, acrescentou.

No Sistema Ocepar desde abril de 1988, Ricken inicialmente atuou como assessor no departamento técnico e econômico. A partir de 1991, gerenciou a implantação do Programa de Autogestão das Cooperativas Paranaenses. Em 1996, assumiu a superintendência da Ocepar. No início de 2000, coordenou a implantação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), do qual também foi superintendente.

Natural de Manoel Ribas, na região central do Paraná, Ricken é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é mestre em Administração pela Ebape – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas e especialista em Cooperativismo, com vários cursos no Brasil e no exterior.