Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal iniciou a Operação Gaia (nome em referência à deusa grega conhecida como “mãe-terra”), com o objetivo de reprimir atividades criminosas relacionadas à importação irregular de defensivos, descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Mais de 50 policiais federais foram mobilizados para cumprir doze mandados de busca e quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Terra Roxa, Guaíra, Quatro Pontes e Palotina, no Paraná.
As atividades delituosas permitiram um enriquecimento significativo dos líderes da organização, possibilitando aquisições de imóveis, automóveis e outros bens de alto valor. Além dos mandados de busca e prisão preventiva, a operação visa descapitalizar a organização criminosa por meio da apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias utilizadas por eles.
Os defensivos ilegais, que entram clandestinamente no território brasileiro, não possuem registro na Anvisa, o que aumenta os riscos de intoxicação humana e contaminação ambiental. Além disso, conforme a PF, esses produtos prejudicam a livre concorrência com as empresas que os comercializam licitamente.
As penas dos crimes investigados, somadas, podem chegar a mais de 26 anos de prisão.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.