O governo do Paraná lançou nesta semana uma campanha para orientar produtores de milho no sentido de prevenir, nas lavouras espalhadas pelo estado, a infestação da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).
+ Paraná solicita R$ 400 bilhões no Plano Safra 2023/24
Conforme nota da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do estado, a iniciativa, denominada “Paraná contra a cigarrinha do milho”, é fruto de parceria entre:
- Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar);
- Federação da Agricultura do Paraná e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Sistema Faep/Senar-PR);
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e
- Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Adapar) — que é vinculado à própria Seab.
Na campanha, diversas peças educativas produzidas com apoio da cooperativa Cocamar, de Maringá, serão divulgadas nas redes sociais, por e-mail e aplicativos de mensagens, contendo informações práticas que ajudem a mitigar os efeitos deste inseto-praga e o complexo de doenças que causa nas plantas, que podem reduzir em mais de 70% a produção de milho em cultivares suscetíveis, prossegue a pasta, na nota.
Governo e cooperativas do Paraná contra a cigarrinha do milho
Além disso, cooperativas e entidades vão desenvolver ações junto aos produtores e cooperados. “A campanha reforça pontos de prevenção e manejo como a eliminação do milho voluntário (tiguera); o uso de híbridos de maior tolerância e o controle de qualidade da colheita”, cita a Seab.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.