Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná

Paraná lança diagnóstico agropecuário com informações sobre 34 produtos

Ferramenta será importante para técnicos do setor e para subsidiar pesquisas na área

Paraná, araucária, por do sol
Objetivo da publicação é agilizar apresentação de dados de produção do Paraná. Foto: Pixabay

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento lançou nesta segunda-feira (20) a 1ª edição do Diagnóstico Agropecuário Paranaense. A publicação, de periodicidade anual, reúne dados atualizados sobre 34 produtos agropecuários e exportações.

Entre as informações disponíveis, é possível saber que o Paraná é o maior produtor nacional de frangos, trigo, feijão, cevada e erva-mate; o segundo em carne suína, soja, milho, mandioca e leite bovino; o terceiro em batata, laranja e fumo; o quarto em tomate e ovos de galinha.

O objetivo do diagnóstico é dinamizar a apresentação dos dados sobre a agropecuária, apresentando-os por meio de mapas. A ferramenta será importante para técnicos do setor e para subsidiar pesquisas na área.

Na publicação foram utilizados os dados do Valor Bruto da Produção (VBP) de 2020, levantamento realizado pelo Deral calculado com base na produção agrícola e nos preços recebidos pelos produtores dos 399 municípios do Paraná.

Em 2020, o VBP do estado cresceu 21% e alcançou R$ 128,3 bilhões. O Paraná foi o segundo maior produtor de grãos e o terceiro maior exportador do agronegócio. “Tais dados evidenciam a importância do setor agropecuário para nossa economia e de uma ampla e organizada base de dados para estudos adicionais”, diz o chefe do Deral, Salatiel Turra.

“Este material vem para subsidiar toda e qualquer necessidade de informação do agronegócio paranaense que o público, de modo geral, necessita. É um compilado de informações de todas as culturas mais relevantes do estado que pode ser consultada por qualquer pessoa em qualquer país. É um boletim bastante interessante, prático e usual para qualquer segmento que queira saber informações da agricultura paranaense”, completa Turra.

Sair da versão mobile