No Paraná, 34% das lavouras de soja já estão com as vagens de soja formadas. Na comparação com o mesmo período de 2022, esse número era de 18%. O avanço é puxado especialmente pelas regiões norte e oeste do estado.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Mesmo diante do bom resultado, há atraso nas regiões sul e no sudoeste paranaenses, locais que concentram produção de feijão.
Com toda a área completamente semeada com soja, a situação das lavouras segue assim, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral-PR):
- 30% das plantas estão em desenvolvimento vegetativo;
- 36% na fase de floração;
- 34% já estão frutificando.
Em relação às condições das lavouras, 88% apresentam boas condições, 11% estão em situação média de qualidade e 1% foram consideradas ruins.
Soja no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, as condições estão favoráveis para um avanço significativo da semeadura da soja em boa parte do estado, apesar de algumas restrições mais acentuadas na região sul devido ao volume mais elevado de precipitações.
O plantio atingiu 90% da área destinada à cultura, recuperando parcialmente o atraso, causado pelas condições climáticas adversas por conta do excesso de chuvas e alta umidade do solo, que impediram a correta deposição de sementes e a ampliação dos cultivos.
Atualmente, 99% das lavouras estão germinando e 1% já entraram esta semana na fase de floração.
Tanto no Paraná quanto no Rio Grande do Sul há uma concentração de esforços no monitoramento e na elaboração de estratégias para a prevenção e o controle da ferrugem asiática.