A semeadura do trigo no Paraná atingiu 88% da área plantada. A colheita de café no estado também avançou no estado onde cerca de 40% da área plantada já foi colhida. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28) pelo Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral)
Grande parte dos municípios do norte do estado concluíram o plantio do trigo, confirmando uma redução média de área de cerca de 10% na região em função da concorrência com o milho safrinha.
Ao mesmo tempo, no oeste do estado, com as chuvas bem distribuídas e resistindo às geadas, a semeadura do cereal também está avançada.
Considerando todas as regiões do estado, neste momento as lavouras de trigo estão com 88% de toda a área plantada. Além disso, 83% desse número apresentam desenvolvimento vegetativo, 10% estão na fase de germinação e 7% na floração.
Na avaliação dos técnicos do Deral, 97% das lavouras estão em boas condições e 3% estão com qualidade média. Já a área tritícola paranaense deve recuar 4% em relação à safra passada, de 1 milhão e 22 mil hectares para 1 milhão e 17 mil hectares.
Colheita de milho
Em seguida, com relação à colheita do milho segunda safra, o avanço foi de 6%, dos 2,7 milhões de hectares semeados estando 55% das lavouras maturadas, e 45% frutificando.
Contudo, 7% de toda a área plantada foi classificada como ruim pelo Deral, 20% em condição média e 72% das plantações estão em boas condições.
Café
A colheita do café tem avançado rapidamente no estado – 40% da área plantada do grão foi colhida. Desse número, 96% das plantas estão maturadas e 4% seguem frutificando.
Simultaneamente, 69% das lavouras estão em boas condições enquanto que 27% estão com qualidade média e apenas 4% ruins.
Por fim, a produção de café no Paraná deve alcançar 33.400 toneladas, 35% a menos do que na safra anterior, em uma área de 27 mil hectares que corresponde a uma redução de 15% .