Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SEM REGISTRO

Polícia apreende 100 kg de defensivo agrícola proibido no Brasil

Para tentar enganar a fiscalização, produto estava armazenado em embalagem com rótulo de ração para peixe

apreensão polícia rodoviária federal
Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, neste sábado (2), o condutor de um veículo Chevrolet Tracker que transportava 100 kg de defensivos agrícolas de origem estrangeira, proibidos no país. A abordagem ocorreu em Planaltina, no Distrito Federal, na BR-020.

Durante a fiscalização, os policiais identificaram que o condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.

Além disso, a equipe encontrou as embalagens do produto ilegal (cinco unidades de 20 kg cada) no porta-malas do veículo. Para tentar enganar a fiscalização, os itens estavam rotulados como ração para peixes.

Defensivos sem registro no Mapa

Questionado pela PRF, o condutor, um homem de 53 anos natural de Formosa, Goiás, informou que o produto transportado era Benzoato B10, um agroquímico com valor aproximado de R$ 400 por quilo.

No entanto, ele apresentou uma nota fiscal que não correspondia ao item transportado e disse que havia sido contratado para levar o produto de Jardinópolis, em São Paulo, até Formosa.

O produto não possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para uso no Brasil. Dentro do veículo, foram encontrados comprovantes de pagamento relacionados ao consumo do defensivo realizados em Ribeirão Preto (SP), Uberaba e Uberlândia (MG), Catalão e Cristalina (GO).

Motorista reicidente

A lei prevê pena de reclusão de 3 a 9 anos para quem transporta, produz, armazena, importa, utiliza ou comercializa defensivos não autorizados ou sem registro pelo Mapa.

A PRF apurou que este já é o segundo flagrante do mesmo indivíduo, pelo mesmo crime, realizado. O primeiro ocorreu em maio deste ano.

Diante dos fatos, o veículo, a carga e o condutor foram encaminhados à Polícia Federal (PF), que encarregou-se de realizar a perícia no material apreendido. O criminoso foi autuado em flagrante pelo crime de descaminho.

Sair da versão mobile