Nesta terça-feira, o presidente da Itália, Sérgio Matarella, visitou Porto Alegre para ver de perto um centro de acolhimento das vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. A visita faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.
Matarella foi recebido pelo governador Eduardo Leite, que ressaltou a comoção do presidente italiano ao ver os impactos da tragédia. Durante o período das enchentes, a Itália foi um dos países que enviaram doações para ajudar as vítimas.
O presidente italiano desembarcou no Brasil no domingo e, na segunda-feira, foi recebido em Brasília pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto. Entre os compromissos, destacam-se acordos entre a Embrapa e a Universidade de Turim para projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de transição nutricional, alimentar, energética e climática.
Clênio Pillon, diretor de Pesquisa e Inovação da Embrapa, comentou sobre a importância desses projetos, que abordam temas associados às novas demandas globais.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A corrente bilateral de comércio entre Brasil e Itália alcançou quase 10 bilhões de dólares em 2023, com o Brasil exportando produtos como café não torrado, celulose e minério de ferro. Matarella também enfatizou a importância de um acordo rápido entre a União Europeia e o Mercosul.
Lula agradeceu à Itália pelo envio de aviões para ajudar nas enchentes, destacando a generosidade do povo italiano.
Matarella continuará sua visita ao Brasil, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador nos próximos dias.