Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PAÍS ENVIOU DOAÇÕES

Presidente da Itália visita centro de acolhimento de vítimas das enchentes no RS

A visita faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

Presidente da Itália visita centro de acolhimento de vítimas das enchentes no RS
Foto: Jurgen Mayrhofer/Secom RS

Nesta terça-feira, o presidente da Itália, Sérgio Matarella, visitou Porto Alegre para ver de perto um centro de acolhimento das vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. A visita faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

Matarella foi recebido pelo governador Eduardo Leite, que ressaltou a comoção do presidente italiano ao ver os impactos da tragédia. Durante o período das enchentes, a Itália foi um dos países que enviaram doações para ajudar as vítimas.

O presidente italiano desembarcou no Brasil no domingo e, na segunda-feira, foi recebido em Brasília pelo presidente Lula, no Palácio do Planalto. Entre os compromissos, destacam-se acordos entre a Embrapa e a Universidade de Turim para projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de transição nutricional, alimentar, energética e climática.

Clênio Pillon, diretor de Pesquisa e Inovação da Embrapa, comentou sobre a importância desses projetos, que abordam temas associados às novas demandas globais.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A corrente bilateral de comércio entre Brasil e Itália alcançou quase 10 bilhões de dólares em 2023, com o Brasil exportando produtos como café não torrado, celulose e minério de ferro. Matarella também enfatizou a importância de um acordo rápido entre a União Europeia e o Mercosul.

Lula agradeceu à Itália pelo envio de aviões para ajudar nas enchentes, destacando a generosidade do povo italiano.

Matarella continuará sua visita ao Brasil, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador nos próximos dias.

Sair da versão mobile