Nacional

Presidente interino do Congresso convoca reunião para esta segunda

Encontro discutirá necessidade de votar decreto de intervenção no Distrito Federal por conta dos atos golpistas deste domingo

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente em exercício do Congresso Nacional, senador Veneziano Vital do Rêgo (PTB-PB), convocou uma reunião para esta segunda-feira (9), às 10h, para discutir os próximos passos do Parlamento após a invasão das sedes dos Três Poderes por radicais que pedem a anulação das últimas eleições presidenciais.

O encontro ocorrerá na residência oficial da Presidência do Senado. Veneziano preside o Congresso interinamente durante o recesso parlamentar. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, retornará a Brasília amanhã no fim da tarde.

Na reunião, os parlamentares avaliarão se será necessário que o Congresso aprove o decreto de intervenção na segurança pública do Distrito Federal, assinado neste domingo (8) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2018, os parlamentares tiveram de aprovar a intervenção na segurança pública do estado do Rio de Janeiro.

A energia elétrica e a água do Congresso Nacional precisou ser desligada para estimular a saída dos extremistas e impedir curtos-circuitos que pudessem provocar incêndios no interior do prédio. No Palácio do Planalto, peritos já entraram para avaliar os danos.