Economia

Profissionais do agro tiveram aumento salarial em 2022, revela pesquisa

Levantamento da consultoria Michael Page indica que 100% dos cargos do setor foram valorizados no ano passado

Divulgado nesta semana, levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Michael Page mostra que o agronegócio foi destaque positivo no mercado de trabalho brasileiro em 2022. Segundo a pesquisa, 100% dos cargos mapeados do setor tiveram aumento salarial em 2022.

+ Reforma tributária: governo busca apoio do agronegócio

Conforme ressaltado pela equipe da consultoria, duas funções apresentaram os maiores ganhos salariais no país ao decorrer do ano passado. Ambos os cargos apresentam o mesmo nível de liderança e, além disso, tiveram o mesmo percentual de aumento médio dos vencimentos: gerente de fazenda e gerente de produção, com valorização de 15%.

Apesar de destacar que todos os cargos do setor analisados registraram aumento salarial, o levantamento aponta que profissionais do agro do país podem ser mais bem valorizados. Isso porque, no geral, registra-se espaço para o crescimento de serviços relacionados à tecnologia e, principalmente, à sustentabilidade.

Fator ESG valoriza o mercado de trabalho agro

ideia verde ESG
Foto: Pixabay

Diretor da Michael Page, Stepano Dedini destaca que um nicho em específico ajudou a movimentar o mercado de trabalho do agro brasileiro no ano passado. “ESG não é uma pessoa, mas uma cultura organizacional que permeia todas as divisões. Ainda assim, é preciso ter seus responsáveis. Houve uma alta de 50% nas contratações de profissionais.”

“O que está acontecendo agora com ESG é o que aconteceu com as células de inovação criadas há alguns anos” — Stepano Dedini

“São cargos em alta que vão atuar como vetores dessa transformação cultural no curto, médio e longo prazos”, prossegue o executivo. “O que está acontecendo agora com ESG é o que aconteceu com as células de inovação criadas há alguns anos e hoje fazem parte da cultura organizacional”, complementa Dedini.

Amostragem da pesquisa

agricultores familiares representados pela Contag, agricultura familiar
Foto: Carlos Alberto/Imprensa (MG)

De acordo com a equipe de comunicação da Michael Page, o levantamento sobre salários no mercado de trabalho brasileiro entrevistou, no ano passado, 20 mil profissionais espalhados por todo o país. Dessa forma, foi possível avaliar o total de 903 cargos divididos em 15 diferentes setores. Além do agro, foram mapeadas funções das seguintes áreas:

  1. Engenharia & manufatura;
  2. Logística;
  3. Varejo;
  4. Vendas;
  5. Marketing & digital;
  6. Tecnologia da informação;
  7. Jurídico;
  8. Saúde & life science;
  9. Financeiro & tributário;
  10. Seguros;
  11. Bancos & serviços financeiros;
  12. Recursos humanos;
  13. Imobiliário e construção; e
  14. Secretarial & business support.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.