Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PROMAQ

Programa do Mapa doará máquinas agrícolas para regiões com baixo índice de mecanização

Iniciativa também tem como foco os estados e municípios em situação de emergência ou calamidade pública

máquinas agrícolas Mapa
Foto: Divulgação Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) por meio da Portaria nº 775/25, publicada nesta quarta-feira (19).

A iniciativa tem como propósito a aquisição e doação de máquinas e equipamentos agrícolas em redes e parcerias com organizações públicas federais, estaduais, distritais e municipais, além de organizações privadas.

“Não restam dúvidas de que a produção de alimentos é a vocação do Brasil. E essa agropecuária, que é destaque no mundo e essencial para a nossa economia, também é um importante instrumento para a redução das desigualdades. Para isso, estamos impulsionando a modernização da produção com incentivo à mecanização, que permite práticas mais sustentáveis e eficazes, além do aumento da produtividade”, detalhou o ministro da pasta, Carlos Fávaro.

Regiões priorizadas

No programa, o Mapa esclarece que serão priorizadas as regiões com menor índice de mecanização agrícola e também menor participação competitiva na produção agropecuária, além de estados e municípios em situação de emergência ou calamidade pública.

“Para receber os bens, o beneficiário deverá apresentar diagnóstico que demonstre a demanda específica por máquinas e equipamentos, considerando o perfil agrícola da região, a extensão da área rural e a condição das estradas vicinais”, diz nota do Mapa.

Além disso, será firmado um termo de compromisso e de doação que assegure a utilização dos equipamentos exclusivamente para os objetivos do Promaq, garantindo que os equipamentos serão utilizados em conformidade com práticas agrícolas sustentáveis e com as normas ambientais.

Sair da versão mobile