Diversos

Projeto mapeia rede de ferrovias cargueiras na Grande SP

Iniciativa é disponibilizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM)

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou, de forma gratuita, uma base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

+ Ferrovia Estadual entre Rondonópolis e Campo Verde deve começar a operar em 2026

+ Novas ferrovias em MT devem começar a rodar até 2040, diz Movimento Pró-Logística

Sobretudo, o CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos dentro da RMSP. Foi elaborado sobre o arquivo CEM de logradouros, rodovias e outros, com traço singelo indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.

Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário.

Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página “Download de Dados” no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, e os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico e o dicionário de dados.