O Porto de Santos é, atualmente, responsável por cerca de 30% das exportações brasileiras. O local acaba de bater novo recorde de movimentação de contêineres em 2024, rompendo a casa dos quatro milhões de TEU (twenty-foot equivalent unity, medida padrão do contêiner de 20 pés).
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Em toneladas, a movimentação também rompeu marcas anteriores, com 44,5 milhões de toneladas neste tipo de modalidade, entre janeiro e setembro deste ano.
O crescimento do movimento de contêineres no Porto de Santos foi de 15,8% em relação a 2023, quando o total foi de 3,5 milhões de TEU entre janeiro e setembro. Assim, foram cerca de 1,2 milhão de unidades a mais que passaram pelo parque portuário santista no período.
De acordo com o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, ao se considerar a movimentação em toneladas, o aumento no ano foi de 21,6%. Isso porque em 2023, foram registradas 36,57 milhões de toneladas de carga nos contêineres, enquanto em 2024 já são 44,47 milhões.
Maior valor agregado
As mercadorias em contêineres têm maior valor agregado que as transportadas a granel, de acordo com Pomini. Entretanto, mesmo os produtos que partem – em sua maioria – a granel são beneficiados.
Exemplo disso é o açúcar, 2ª carga mais movimentada em Santos, da qual 12,5% foram embarcadas em contêineres (2,6 milhões num total de 20,8 milhões).
Considerando apenas o mês de setembro, também recorde, o aumento em relação a 2023 foi de 21,7%. Foram 483,6 mil TEU contra 397,5 mil no ano passado.
O Porto de Santos segue como principal porto da América do Sul, 43º do mundo em movimentação de contêineres e o segundo da América Latina, abaixo apenas de Colón, no Canal do Panamá, onde 86% do movimento é de transbordo.