Dez cabeças de gado foram mortas após um raio atingir uma propriedade em São Francisco de Itabapoana, município da região Norte do Rio de Janeiro na madrugada da última terça-feira (3).
A informação foi confirmada em vistoria da Defesa Civil do estado após vistoria na fazenda. Os agentes do órgão orientaram a abertura de uma vala para o enterro dos animais. Entre os animais da pequena propriedade, apenas um bezerro sobreviveu e, felizmente, nenhuma pessoa foi atingida.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Uma vala foi aberta na propriedade para enterrar os animais. Apenas um bezerro sobreviveu. Nenhuma pessoa se feriu na ocorrência.
A Defesa Civil orienta sobre a necessidade de instalação de para-raios, visto que, na ausência do equipamento, a descarga pode ocorrer sobre árvores isoladas, áreas descampadas, postes e cerca, entre outros locais presentes, principalmente, em áreas rurais.
Na ocorrência de chuva forte ou anúncio de tempestades, o órgão alerta que não se deve ficar debaixo de árvores ou em campo aberto, muito menos próximo a estruturas metálicas.