Começa nesta quinta-feira (23), em Campo Novo, no Rio Grande do Sul, a sétima edição da Expoagro Cotricampo — a primeira feira agropecuária deste ano em solo gaúcho. Na programação estão previstas as tradicionais lavouras experimentais, com mais de 200 expositores oferecendo soluções em tecnologia e inovação, além do torneio de gado leiteiro e o “Fórum Soja Brasil”, uma realização entre a cooperativa Cotricampo e o Canal Rural.
+ Participação de pequenos e médios produtores no comércio internacional é destaque na Gulfood 2023
Sobre a realização de mais uma edição do evento, e o que os produtores podem esperar de destaque neste ano, o presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, concedeu entrevista ao Canal Rural. Ele participou da edição desta quarta-feira (22) da edição do telejornal ‘Mercado & Companhia’. Ao responder às perguntas feitas pela jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva, o dirigente afirmou, por exemplo, que o noroeste gaúcho é importante player na produção de grãos e conta com uma bacia leiteira pujante.
Entrevista com o presidente da Cotricampo
Confira, abaixo, os destaques da entrevista com Gelson Bridi sobre a 7ª edição da Expoagro Cotricampo.
1 — Por causa do terceiro ano consecutivo do fenômeno La Niña, os produtores gaúchos enfrentam mais um ciclo de grandes dificuldades com a irregularidade das chuvas. Qual é a sua expectativa para o evento e quais soluções que o produtor busca nesse momento?
Estamos enfrentando esse problema, mas os nossos produtores são bastante otimistas e vêm buscando novas tecnologias e inovação, na questão da irrigação e também manejos de solo, que venham a contribuir nesses anos difíceis, de pouca disponibilidade de água no solo. Mesmo assim, a nossa região tem encontrado um pouco mais de umidade, vinda das chuvas irregulares.
2 — Além de ser uma região muito importante na produção de grãos, o noroeste do Rio Grande do Sul possui uma bacia leiteira muito pujante, mas não podemos deixar de mencionar as dificuldades e os desafios que o setor enfrenta. Existe muito abandono da atividade decorrente da discrepância entre custos e preços pagos ao produtor. Como incentivo, este ano a Expoagro abre espaço para incentivar o setor com um concurso leiteiro. Quais resultados a Cotricampo espera alcançar neste sentido?
Isso é muito importante! Será um grande concurso leiteiro, onde estará mais de 200 animais participando desse grande momento, de trazer uma expectativa e um incentivo por parte da cooperativa, e também da nossa região, para quem cuida tanto [da pecuária leiteira] e transfere essa tecnologia para o campo, para as propriedades rurais. Muitos produtores de todo o estado estão aqui presentes, já abrigados no espaço dedicado ao gado leiteiro. Será um grande concurso para trazermos mais tecnologias e mostrar para nossa região que tem de novo na produção de leite.
3 — A feira é um espaço de concretizar negócios e também de diálogo sobre a conjuntura atual do agronegócio. Como o senhor avalia essa vitrine?
O nosso associado espera muito pela Expoagro para realizar negócios. É aqui que se planeja todo o ano da cooperativa e de seus quase nove mil associados. E que a gente consiga, cada vez mais, implementar a nova tecnologia que está vindo no campo e trazer resultados para as propriedades rurais.
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.