A 21ª Expoagro Afubra, maior feira voltada para a agricultura familiar do país, termina nesta sexta-feira (24) em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul.
São mais de 520 expositores, que mostram tecnologias que se adaptam às propriedades menores, com precisão, conforto e funcionalidade, além de modernidade.
As lavouras demonstrativas apresentam diversificação, desde grãos até hortaliças, incluindo o tabaco, que ocupa grande área na região.
O evento, que já faturou mais de R$ 220 milhões em edições anteriores, contou com debates voltados para os pequenos produtores, como o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), anunciado pelo presidente Lula nesta semana, que disponibiliza recursos para a compra de produtos da agricultura familiar.
O setor é de grande importância para a economia do Rio Grande do Sul, sendo praticado em pelo menos 80% das propriedades gaúchas.
Segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, a feira é fundamental para a divulgação de tecnologias e debates que fortalecem a agricultura familiar.
Além disso, o evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag), Carlos Joel.