Na sexta-feira (20), a Fetag-RS esteve em reunião com o secretário do Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, para tratar sobre os prejuízos que estão sendo causados pela estiagem.
O presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e a equipe de assessoria de Política Agrícola levaram ao secretário Santini as principais demandas para o atual momento de falta de chuvas e também já visando a formatação do Plano Safra do próximo ano para que contenha um programa destinado a irrigação.
A Fetag-RS apresentou três pedidos emergenciais para auxiliar as os municípios e a população neste momento: fazer com que chegue água potável para consumo humano e dos animais nas regionais mais afetadas; reabertura do programa Troca-Troca de Sementes Forrageiras para que os produtores possam plantar novamente caso as chuvas retornem; e ainda, sobre a necessidade de programas de armazenagem de água funcionem com a maior agilidade possível.
O secretário afirmou que na próxima semana tratará dos temas com o governador do estado, Eduardo Leite, mas já sinalizou que há possibilidade do Troca-troca ser reaberto, pois entende a necessidade emergencial da medida.
De acordo com o presidente Carlos Joel, “o secretário recebeu muito bem a pauta da Fetag-RS e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto conosco as demandas da agricultura e da pecuária familiar do Rio Grande do Sul”.
A Fetag-RS se colocou a disposição para auxiliar a secretaria, que ainda está em fase de recriação, na formatação das medidas de tudo o que puder fazer para agilizar o processo, pois a estiagem está se tornando a cada dia mais severa.
Representando o departamento de Política Agrícola, estiveram presentes Carla Schuh e Kaliton Prestes.