Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

REGRAS

Governo flexibiliza regras para produção de alimentos no RS

Medida permite que estabelecimentos do Sisbi-POA no estado processem matérias-primas de estabelecimentos com outros selos de inspeção

exportações de carne suína, polícia
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou uma flexibilização nas regras de produção de alimentos de origem animal no Rio Grande do Sul.

O Mapa autorizou, de forma excepcional, que estabelecimentos do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) no Rio Grande do Sul processem matérias-primas provenientes de estabelecimentos com outros selos de inspeção.

A medida, segundo o governo, tem o objetivo de apoiar o setor, que enfrenta perdas econômicas significativas devido a calamidades públicas em diversos municípios, e garantir a continuidade do fornecimento de alimentos à população.

A autorização permite que animais abatidos em serviços de inspeção municipal, que não fazem parte do Sisbi-POA, sejam processados em unidades que integram o sistema e recebam a rotulagem com o selo do Sisbi.

“Por exemplo, um animal abatido em um serviço de inspeção municipal que não integra o Sisbi-POA poderá, neste momento, ser industrializado em uma unidade com Sisbi e, assim, transformado em um embutido que pode utilizar na sua rotulagem o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção, atestando a qualidade deste produto”, explica o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.  

Os fornecedores de matérias-primas devem manter condições higiênico-sanitárias adequadas e realizar inspeção ante e post-mortem conforme os critérios do Decreto n° 9.013/2017.

Os estabelecimentos processadores, por sua vez, devem garantir o controle de recebimento de matéria-prima, rastreabilidade e produção.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o governo está comprometido em apoiar o Rio Grande do Sul, embora ainda seja difícil quantificar os prejuízos.

Sair da versão mobile